"Um critério seguro para medir o grau de liberdade existente numa sociedade reside no exercício da livre escolha dos cidadãos, no espaço que lhes é oferecido. Trata-se de coisas aparentemente tão anódinas como a liberdade de ir-e-vir, a liberdade de escolha de uma religião, a liberdade de uso do corpo de cada um,..."
FONTE: http://www.avozdocidadao.com.br/agenda_livre_escolha.asp

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

NOTICIA SOBRE PROFESSORES EFETIVO DA UVA. (Recebido por e-mail)

Governador nomeia 21 professores efetivos para a UVA

O Governador Cid Gomes, no início da tarde desta sexta-feira, dia 25 de fevereiro, nomeou os 21 professores efetivos, admitidos no último Concurso Público realizado pela UVA, para serem lotados em 12 cursos de graduação. A posse dos novos professores ocorrerá no dia 1° de março próximo, às 17h, na sala de Videoconferência, no campus da Betânia, em Sobral.

--
Fábio de Melo Magalhães
Coordenador de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
(88) 3677-4271

ASSEMBLEIA GERAL EM 24/02/2011

Aconteceu na noite de quinta-feira (24/02/2011) uma assembleia geral no Campus da Betânia, onde participaram estudantes, DCE, CA's e o SINDIUVA, para deliberar sobre proposições a serem debatidas junto ao governo do Estado na próxima semana, em Fortaleza. Sairá uma "caravana" de Sobral para capital do Estado, com representantes das diversas classes universitária, levando em mãos as respectivas proposições colocadas e aprovadas em assembléia geral.

Mais detalhes da assembléia: http://dce-uva.blogspot.com/

NOTA DO CA PARA OS DISCENTE DE FISICA

CHEGARAM ATÉ NOSSA MÃO ESTA SEMANA UMA NOTA DE ESCLARECIMENTO DO DCE - UVA (Diretorio Central dos Estudantes da UVA), SOBRE OS MOVIMENTOS RECENTES NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. VER NA INTEGRA: http://dce-uva.blogspot.co.
BEM!!! DENTRE AS LINHA ESCRITAS NA NOTA GOSTARIA DE TRANSCREVER AQUI O ULTIMO PARÁGRAFO:
" O DCE e os CA's RATIFICAM QUE NÃO APOIARAM CONDUTAS DE ALGUNS MANIFESTANTES QUE DESRESPEITEM PROFESSORES E/OU ALUNOS. O QUE DESEJAMOS É QUE,COM A ONDA DE MANIFESTAÇÕES OCORRIDAS NA UVA, O MOVIMENTO ESTUDANTIL DESTA IES SE SOLIDIFIQUE, SE TORNE , MAIS PARTICIPATIVO".
CERTO!!
O CA DE FISICA (Representação legal dos estudantes eleito por maioria deles) VEM ATRAVÉS DESTE COMUNICAR QUE TAMBÉM NÃO PARTICIPA DESTE TIPO DE POLITICA E AINDA MAIS, NÃO IRÁ PERMITIR DE FORMA NENHUM QUE MEIA DUZIA DE ALUNOS SEM VINCULO NENHUM COM NINGUÉM (SE NÃO COM SEUS INTERESSES PROPRIO) USE O NOME DO CA PARA TAL POLITICA.

O QUE QUEREMOS É QUE TODO CORPO DISCENTE SEJA CAPAZ DE DELIBERAR IDÉIAS PRÓPRIAS (USANDO DE SEU BOM SENSO) PARA SABER O QUE É MELHOR PARA SI E PARA O COLETIVO. PARA ISSO ABRIMOS ESTE CANAL PARA MANTÊ-LOS INFORMADO A RESPEITO DOS ACONTECIMENTOS E TAMBÉM PARA OUVI-LOS.

GRATO A TODOS
CA DE FISICA

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

FISICA PARA TODOS

Em seu último livro, O fim da Terra e do céu, Marcelo Gleiser comprova seu talento para aproximar a física de todos. A paixão pela ciência e o dom para contar histórias são seus trunfos para tornar compreensível qualquer teoria, pesquisa ou descoberta. Ele consegue até provar que as visões da ciência e da religião sobre o fim do mundo estão mais próximas do que se pensa.
Marcelo Gleiser é o professor de Física que todo mundo gostaria de ter. No lugar de frases pomposas como "considere uma partícula" ou "despreze a resistência do ar", ele conta episódios deliciosos da história da ciência e da vida dos cientistas. Em vez de passar a aula inteira expondo fórmulas no quadro-negro, apresenta os fundamentos da física no laboratório, com demonstrações e experiências. "A ciência é ensinada de uma maneira tão chata que é um milagre as pessoas desejarem ser cientistas", queixa-se.
A tática é infalível. A disciplina Física para Poetas, que ministra no Dartmouth College, é a mais popular da universidade. É disputada até por alunos cujos cursos nada têm a ver com as leis de Newton ou da Termodinâmica. Para explicar a proeza, usa um expediente comum às suas aulas: as metáforas. "Do mesmo modo que você vai ao teatro assistir a uma ópera sem saber ler uma partitura ou tocar um instrumento, não precisa saber matemática para apreciar a beleza das idéias científicas."
É esse o seu jeito de tornar fáceis as mais intricadas teorias da Astrofísica ou Física Quântica. "Eu explico como é um buraco negro usando analogias, metáforas do dia-a-dia, histórias de que as pessoas possam fazer parte". Durante sua vinda ao país para lançar seu último livro, O fim da Terra e do céu, ele conversou com o Educacional por mais de uma hora. O papo foi longo e, como suas aulas, cativante. Para ele, a ciência "explica a natureza e cria novos mundos que não percebemos com nossos sentidos".
A seguir, ele fala das visões científicas e religiosas sobre o Apocalipse, dos avanços e limitações da ciência, de divulgação e ficção científica e mostra como melhorar as aulas de Física. Ele conta que sua queda pela física vem desde os tempos da escola, quando chegou a ter um grupo de estudos com os colegas, mas precisou enfrentar a pressão da família que preferia vê-lo engenheiro químico.
[...]

NOTÍCIA ANTIGA - MAS QUE VALE A PENA VER DE NOVO!!!

Cientistas apresentam termoterapia como alternativa à quimioterapia

Tratamento aquece tumor à temperatura de 56ºC, enquanto mantém o tecido em volta sadio

WASHINGTON - Cientistas consideram que a termoterapia pode ser uma alternativa à quimioterapia no combate ao câncer, segundo estudo apresentado na última terça-feira durante a reunião anual da Sociedade Americana de Física.
Virginia Tech/Divulgação
Segundo Ishwar Puri, foram feitos apenas testes in vitro



O novo tratamento utiliza a hipertermia para aquecer apenas o tumor a uma temperatura de 56ºC, o que destrói o tecido cancerígeno enquanto mantém o tecido em volta sadio, a não mais de 41ºC.

Segundo indicou à Agência Efe Ishwar Puri, professor da Universidade Virgínia Tech e diretor da pesquisa, por enquanto foram realizados apenas experimentos in vitro, mas está prevista a continuação do estudo com animais.

Os cientistas planejam provar esse método mediante a realização de experimentos com diferentes células cancerosas, em colaboração com o doutor Elankumaran Subbiah, da Escola de Medicina Veterinária de Virgínia-Maryland.

Também participaram do estudo Monrudee Liangruksa, aluno de pós-graduação em Ciências da Engenharia e Mecânica da Universidade Virgínia Tech, e Ranjan Ganguly, do Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Iadavpur, em Calcutá, Índia.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vida,cientistas-apresentam-termoterapia-como-alternativa-a-quimioterapia,644758,0.htm

BRASIL NA ERA ESPACIAL

Brasil prepara lançamento inédito de foguete em 2012, mas seu uso é incerto
Capacidade de carregamento de satélites do Cyclone-4, fabricado na Ucrânia, é questionável

O Brasil prepara, para 2012, um feito inédito em seu programa espacial: pela primeira vez, irá colocar no espaço, a partir do seu próprio solo, um foguete com um satélite a bordo. Trata-se do Cyclone-4, foguete de fabricação ucraniana que deve ser lançado no ano que vem da base de Alcântara (MA), em uma parceria que começou a ser orquestrada em 2003. Pelo acordo, o Brasil entra com a base, e a Ucrânia, com a tecnologia do foguete.
Agência Espacial Ucraniana/DivulgaçãoPelo acordo, Brasil fornece a base e Ucrânia fica responsável pela tecnologia do fogueteVeja também:

Expansão da base de Alcântara enfrenta impasse com quilombolas

Um lançamento bem-sucedido pode elevar o status dos dois países no cenário espacial global. No entanto, um dos dilemas do programa é quanto ao uso que o Brasil poderá dar ao Cyclone-4. Alguns especialistas ouvidos pela BBC Brasil consideram "altamente questionável" sua viabilidade comercial.

Uma questão-chave é a capacidade limitada de carga do Cyclone-4: para a chamada órbita geoestacionária, em que o satélite fica a 36 mil km de altitude e parado em relação a um ponto na superfície da Terra, o foguete só consegue levar carga de 1,6 mil quilos, o que é considerado insuficiente para muitos satélites de comunicação.

"O programa foi inicialmente proposto como uma empreitada de cunho comercial, e que deveria se sustentar com a venda dos serviços de lançamentos de satélites. Mas sua evolução não corrobora essa hipótese", disse José Nivaldo Hinckel, coordenador do departamento de mecânica espacial do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ALUNOS DA DISCIPLINA PRATICA DE ENSINO 4

NOBRES COLEGAS DA FÍSICA!!!

INFORMAMOS QUE A DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO IV JÁ TEM PROFESSORA PARA O SEMESTRE 2011.1.

Grato
CA de FÍSICA

ALUNOS DA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO 4

NOBRES COLEGAS!!!

INFORMAMOS QUE A DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO IV JÁ TEM PROFESSORA PARA O SEMESTRE 2011.1.

Grato
CA de FÍSICA

ENCONTRO DE FÍSICA 2011

Comunidade de físicos se encontrará, de 5 a 10 de junho, em Foz do Iguaçu, em torno das grandes questões atuais da Física. Um dos objetivos é avaliar a inserção internacional da física brasileira em temas de interesse na área

O ano de 2011 é de grandes expectativas para a comunidade de físicos do Brasil e de toda a América Latina. Com a proposta de buscar uma maior integração entre as comunidades científicas no continente, a Sociedade Brasileira de Física (SBF) está organizando um megaevento que, durante uma única semana, irá reunir todos os seus encontros de áreas.
[...]

SENSOR ULTRASSÔNICO AUXILIA DEFICIENTES VISUAIS

Aparelho que auxilia na locomoção de pessoas com deficiência visual, desenvolvido por físico do Mato Grosso, ganha Concurso Pró-Inovação Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Um sensor para deficientes visuais, desenvolvido pelo físico Edivaldo Amaral Gonçalves, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), foi o primeiro colocado no Concurso Pró-Inovação Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, promovido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (UnB), com apoio do Ministério de Educação (MEC).
O aparelho eletrônico é posicionado na testa do usuário para detectar,...

Fonte: http://www.sbfisica.org.br/v1/

MECÂNICA BÁSICA I (TURMA B)

FOI FORMADA UMA 2ª TURMA PARA MECÂNICA BÁSICA I, A MESMA SERÁ MINISTRADA NA SALA 8, DA FÍSICA, PELO PROFESSOR EMERSON, NO MESMO HORÁRIO DA TURMA A, 4NO5NOPQ!!!!

"ESSA É UMA PROVA QUE, A LUTA DE UM É A DE TODOS, TRABALHANDO NO COLETIVO A PROBALIDADE, DE ALCANCE DOS OBJETIVOS, AUMENTA..."

CA de FISICA

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

TODOS JUNTOS NESSA LUTA POR UMA UEVA MELHOR!!!

NOBRES COLEGAS DE FÍSICA!!!

COMO É SABIDO POR TODOS, QUE DURANTE A SEMANA CORRENTE, ESTÁ ACONTECENDO MANIFESTO CONTRA A FALTA DE PROFESSORES E O DESCASO DO GOVERNO DO CEARÁ PARA CONOSCO...
EM MEIO A TUDO ISSO, A FORMA DE CONTRIBUIRMOS É PARTICIPANDO EFETIVAMENTE, PARA MOSTRARMOS FORÇA COLETIVA...

COMO???

NÃO ENTREM EM SALA DE AULA DURANTE TODA SEMANA....PARTICIPEM TODOS JUNTOS DO MANIFESTO!!!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

DECISÃO ASSEMBLEIA GERAL NA UVA (SOBRAL-CEARA)

DCE/UVA – NOTA DE ESCLARECIMENTO

Gostaríamos de cumprimentar a toda a comunidade acadêmica para informar que, conforme fora divulgado amplamente, realizamos uma ASSEMBLÉIA GERAL de Professores e Estudantes com apoio do D.C.E e dos Centros Acadêmicos da Universidade Estadual Vale do Acaraú, ontem quinta-feira, dia 10 de fevereiro, no Espaço aberto do N.D.C (Área de Convivência João Batista Frota) – Campus Betânia – Sobral – Ceará, iniciada às 8h30m, tendo como pauta: Informes, Carência de Professores e Encaminhamentos.
Depois do debate sobre o tema quando docentes e discentes puderam expressar seu descontentamento com a Reitoria da IES que novamente optou pelo caminho mais fácil e deliberou pela contratação de Professores Colaboradores, isto depois de iniciar o semestre 2011.1 e o Governo do Estado não liberar o Edital do Concurso para 117 Professores Substitutos, menos nomear os 21 professores efetivos que passaram no último certame ocorrido em setembro de 2010, votou-se por uma PARALISAÇÃO DAS AULAS POR UMA SEMANA, com decisão quase totalmente unânime dos presentes, a partir de segunda-feira dia 14 de fevereiro de 2011.
A PARALISAÇÃO tem como objetivos a mobilização da comunidade acadêmica (docente e discente) para provocar audiências públicas com o Legislativo, o Governo do Estado, Ministério Público; assim como a publicização de nossas reivindicações através da imprensa, Internet entre outros meios, para sensibilizar a sociedade e as autoridades de nossas demandas e das soluções possíveis. Sendo que a sugestão do D.C.E. e que nós do SINDIUVA obviamente concordamos é que o Governo do Estado transforme as 117 vagas para professores substitutos em 117 vagas para professores efetivos.
SOLICITAMOS ASSIM O APOIO DA COMUNIDADE ACADÊMICA, pois só teremos êxito em nosso pleito se todos docentes e discentes se dispuserem a lutar com muita vontade política e teimosia por uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

SINDIUVA – SEÇÃO SINDICAL DO ANDES SINDICATO NACIONAL
D. C. E – DIRETÓRIO CENTRAL

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

NOTICIAS SOBRE A TURMA B DE MECÂNICA I

ESTIVEMOS ONTEM (10/02/2011) COM O COORDENADOR DO CURSO DE FISICA, PROFº EVERASMO, E NOS FOI COMUNICADO QUE O OFÍCIO PARA PROGRAD COM A PROPOSTA PARA ABERTURA DA TURMA B DE MECÂNICA I, HAVIA SIDO ACEITA PELA MESMA, E QUE ESTAVAM APENAS AGUARDANDO O PARECER DO REITOR PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO DESTA DISCIPLINA.
NOBRES COLEGAS, NESTA SITUAÇÃO.
PROCUREM A COORDENAÇÃO NA SEGUNDA-FEIRA (14/02/2011) PARA MAIORES INFORMAÇÕES QUANTO ÀS AULAS NA QUARTA (16/02/2011) E QUINTA-FEIRA (17/02/2011), DIAS DA DISCIPLINA.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ASSEMBLÉIA GERAL NA UVA

O SINDUVA, DCE E CA's DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU-UVA, REALIZARÁ NESTA QUINTA-FEIRA (10/02/2011) UMA ASSEMBLÉIA GERAL, PARA TRATAR DO ASSUNTO CORRENTE: CARÊNCIA DE PROFESSORES DENTRO DA UVA.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

TURMA B PARA MECÂNICA BASICA I

ATENÇÃO ACADÊMICOS DA DISCIPLINA DE MECÂNICA BÁSICA 1.

Devido ao excesso de inscritos na respectiva disciplina (hoje ministrada pelo professor Siqueira) e os problemas na realização das matrículas da UVA, o professor Ermeson Ferreira, propôs a coordenação a abertura de uma turma "B" para a disciplina e que essa fosse ministrada pelo próprio, na sala 8 da física, no campus da Cidao.
Em meio a tudo isso, os alunos que não conseguiram matricular-se na disciplina, fizeram uma lista - tendo sido a mesma entregue, por um representante do CA juntamente com duas alunas do curso representando os demais colegas.
A lista foi entregue ao professor coordenador do curso profº Everasmo, na mesma data 09/02/2011 às 20:30'. O mesmo comprometeu-se a criar um ofício e enviá-lo a Prograd (Pro-reitoria de graduação) em fator de ugência.
Fiquem atentos ao sistema de matrícula para o possível aparecimento desta 2ª turma!

C.A. de Fisica

CURSO A DISTÂNCIA DO OBSERVATÓRIO NACIONAL

Informações Gerais sobre o curso a distância do Observatório Nacional


O curso é em nível de divulgação científica e o certificado não tem valor acadêmico ou para promoção de qualquer tipo de função acadêmica ou progressão funcional.

Não é necessário qualquer conhecimento prévio de astronomia para acompanhar o nosso curso a distância, uma vez que ele está voltado para um público não especializado em ciências exatas. Nosso objetivo é difundir, atualizar e socializar o conhecimento científico para todos os interessados em astronomia.
Devido à sua característica abrangente, durante o curso abordaremos assuntos muito básicos, o que não deve ser entendido pelos professores participantes ou por aqueles que já possuem conhecimento prévio de astronomia como um demérito à sua competência.
O foco principal deste curso é transformar um assunto científico complexo em uma linguagem compreensível e simples, estabelecendo uma conexão entre a pesquisa científica e o público. É a oportunidade de uma instituição federal de pesquisa colocar a serviço da sociedade os conhecimentos que são produzidos por seus pesquisadores, democratizando assim o seu acesso.
Como estudar a distância
Uma das grandes vantagens de um curso à distância é permitir a cada participante definir o seu ritmo de estudo, avaliando o seu tempo disponível, programando assim a sua dedicação ao curso. Se você pretende obter o certificado do curso, terá que fazer testes durante o curso e, certamente, se esforçar bem mais que os outros participantes.
O curso não tem custos
Os cursos a distância, oferecidos pelo Observatório Nacional, são inteiramente grátis. Nenhuma taxa é cobrada aos participantes. O material produzido, disponibilizado no site, pode ser copiado (donwload) e impresso, desde que não seja publicado em outros meios, o que caracteriza crime de propriedade intelectual.
Se você receber qualquer mensagem ou sugestão que indique custos, envie imediatamente uma cópia para
cave@on.br e rcassaro@on.br para tomarmos as providências cabíveis.
Duração do curso
O programa do curso "Evolução Estelar" é muito vasto. Para que seu conteúdo seja melhor absorvido, o curso será realizado entre Dezembro/2010, início das inscrições, e Julho/2011.
InscriçãoAs inscrições serão abertas no dia 01/12/2010 e encerradas um dia antes da primeira prova, dia 17/03/2011.

EM TEMPO: NOBRE(S) COLEGA(S) DO CURSO DE FÍSICA, ESSA É UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS. QUEM SE INTERESSAR E QUISER MAIS INFORMAÇÕES ACESSE www.on.br
(Imagem meramente inlustrativa)

POR UM OBJETIVO ÚNICO

REUNIÃO DO DCE E CA's DA COM O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UVA, OCORRIDO NO DIA 07/02/2011 NO CAMPUS DA BETÂNIA. PARA TRATAR DO ASSUNTO: SOBRE A FALTA DE PROFESSORES E CONCURSO PARA PROFESSORES EFETIVO

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PRA VARIAR....!!!!!

COMO SE NÃO BASTASSE OS "PEQUENÍSSIMOS" CONTRA-TEMPO - A FALTA DE PROFESSORES NOS CORREDORES DA UVA - AINDA TEMOS QUE "AGUENTAR" A INEFICIÊNCIA DE UM SISTEMA DE MATRÍCULA, ON LINE, INCOMPETENTE E INCAPAZ DE SUPRIR A NECESSIDADE DA QUAL FOI COSTRUÍDO PARA ATENDER...
ONDE NÓS VAMOS PARAR COM TANTA "PRAGA DO EGITO"???

CONVOCAÇÃO GERAL

POR UMA UEVA COM PROFESSORES!

ACONTECERÁ HOJE, SEGUNDA FEIRA 04/02/2011 NO CAMPUS DA BETÂNIA - MANIFESTO CONTRA A FALTA DE PROFESSORES - CONVOCAMOS A TODO CORPO DISCENTE DA FÍSICA A SE FAZER PRESENTE NESSE ATO DEMOCRÁTICO.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

FALTA DE PROFESSOR NA UVA

SE VOCÊ ABRIR O SITE DA UVA (www.uvanet.br) irá ver todas as benfeitoria que esta instituição promove, todos os prêmios que seus alunos ganham "por ai a fora", MAS EM NENHUM MOMENTO IRÁ SE DEPARAR COM A FALTA DE PROFESSORES QUE EXISTE NESSA INSTITUIÇÃO, ONDE MUITOS ALUNOS SE ARRISCAM-SE TODOS OS DIAS, DENTRO DE UM ÔNIBUS PARA CHEGAREM....E QUANDO FINALMENTE CHEGAM - NÃO TERÃO AULA POIS FALTA PROFESSORES!!
ESSA É A NOSSA

SR. GOVERNADOR DO CEARÁ, SR. REITOR DA UVA!!!

QUEREMOS EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, ISSO É CERTO!!!
MAS PARA ISSO.....

PRECISAMOS PELO MENOS, DE PROFESSOR....OU VOCÊS SE FORMARAM SOZINHOS??SÃO AUTODIDATAS!!


A UEVA (SOBRAL-CEARA) E O DESRESPEITO C/ OS ALUNOS...ATÉ QUANDO???

"O que é ser professor hoje? Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informção em conhecimento e em consciência crí­tica, mas também formam pessoas. Diante dos falsos pregadores da palavra, dos marqueteiros, eles são os verdadeiros "amantes da sabedoria", os filósofos de que nos falava Sócrates. Eles fazem fluir o saber – não o dado, a informação, o puro conhecimento – porque constróem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindí­veis."


SAINDO DO ROMANTISMO UTÓPICO E ENTRANDO NA REALIDADE "NUA E CRUA".
OS ATUAIS ACONTECIMENTOS QUE VÊM OCORRENDO NA UNIVERSIDE ESTADUAL VALE DO ACARAU-UEVA (NA CIDADE DE SOBRAL-CEARÁ), QUE PARECE DESCONHECER QUE ALUNO NECESSITA DE PESSOAS QUE OS MOSTREM O CAMINHO PARA O "SABER", VEM CAUSANDO MUITAS PERDA PARA O CORPO DISCENTE DA REFERIDA UNIVERSIDADE. AFINAL EM SE TRATANDO DE UVA É QUEM SEMPRE PERDE - OS ALUNOS!!!
A UVA (COMO É CONHECIDA) POSSUI ALUNOS QUE LEVAM EM MÉDIA 5 HORAS DE VIAGEM PARA IR E VIR DE SUAS CIDADES ATÉ SOBRAL, EM BUSCA DE PROFISSIONALIZAÇÃO. NO ENTANTO QUANDO CHEGA NA CIDADE DE SOBRAL E DIRIGI-SE PARA AS INSTALAÇÕES DA INSTITUIÇÃO (BOOOOO), DEPARA-SE COM UMA SALA REPLETA DE ALUNOS E NENHUM PROFESSOR PARA MINISTRAR-LHE SE QUER O B-A-BA DAQUILO QUE ELES ESCOLHERAM COMO PROFISSÃO.
A FALTA DE COMPROMISSO DA INSTITUIÇÃO (UVA) E DO GOVERNO DO ESTADO PARA COM OS FUTUROS PROFISSIONAIS, PARECE NÃO AFETAR NINGUÉM QUE CAPAZ DE RESOLVER OU MESMO DE AJUDAR. O COMODISMO POR PARTE DAS PESSOAS QUE DEVERIAM TOMAR PROVIDÊNCIAS PARA RESOLVER TAIS PROBLEMAS (E BOTA PROBLEMA NISSO!) É CLARO, E DO JEITO QUE VAI TENDE A PERDURAR COMO MATUZALÉM.
ATÉ QUANDO OS ALUNOS DA UVA VÃO SOFRER COM A INCOMPETÊNCIA E O DESCASO DA CLASSE GOVERNANTE QUE FORAM COLOCADO PARA BUSCAR E DAR MELHORIAS DE VIDAS PARA O CIDADÃO??? SIM, PORQUE SOMOS CIDADÃOS, ESTAMOS AQUI POR QUE QUEREMOS UMA VIDA MELHOR, UM PAIS MELHOR... NINGUÉM ESTA PEDIDO NADA A NINGUÉM ESTAMOS SOLICITANDO A RECÍPROCA QUE NOSSOS IMPOSTOS FORNECEM A ESTADO.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

AVISO URGENTE AOS ALUNOS DE FISICA/UVA

OCORRERAM PROBLEMAS COM AS MATRÍCULAS, DE ALGUNS ALUNOS, NO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA DA UVA. ESTES ALUNOS DEVEM PROCURAR A COORDENAÇÃO DA FÍSICA - AINDA ESTA SEMANA 31/01/2011 A 04/02/201 - PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO.

VALE SALIENTAR QUE AQUELE QUE EFETUARAM A MATRÍCULA E CONSTA NA MESMA A PALAVRA "FINALIZADO", NÃO VALE. TEM QUE CONSTAR "ACEITO". PARA VALIDAR A MATRÍCULA PARA O SEMESTRE 2011.1. A COORDENAÇÃO ESTA FAZENDO UMA LISTA PARA ELABORAR UM OFICIO PARA ENVIAR A PROGRAD PROCUREM-NA PARA MAIORES INFORMAÇÕES.

GRATO
C.A. DE FISICA DA UVA
cafisuva@hotmail.com