"Um critério seguro para medir o grau de liberdade existente numa sociedade reside no exercício da livre escolha dos cidadãos, no espaço que lhes é oferecido. Trata-se de coisas aparentemente tão anódinas como a liberdade de ir-e-vir, a liberdade de escolha de uma religião, a liberdade de uso do corpo de cada um,..."
FONTE: http://www.avozdocidadao.com.br/agenda_livre_escolha.asp

sexta-feira, 25 de março de 2011

INSCRIÇÕES PIBID

[...]

2. CALENDÁRIO
2.1. Inscrições: 17/03/2011 a 18/04/2011 (Impreterivelmente)
Local: Coordenação de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UVA,
Avenida da Universidade, 850, Campus Betânia. Fone: (088) 3611-6529.
Horário: Segunda-Feira a Sexta-Feira, das 08h às 11h30min e das 14h30min às 17h30min.
2.2. Seleção: 25/04/2011 a 25/05/2011
2.3. Divulgação dos resultados dos projetos indeferidos: 31 de maio de 2011
2.4. Divulgação dos resultados dos projetos aprovados: 20 de junho de 2011
Obs.:  Não serão aceitas  inscrições fora dos prazos determinados neste Edital  ou processos
encaminhados com documentação incompleta.

[...]

Edital completo: http://www.uvanet.br/ini_cien/material/edital_cnpq_n%C2%BA_2011.pdf

quinta-feira, 24 de março de 2011

ALUNOS SENDO COLOCADOS P/ FORA DE SALA???? ONDE ESTAMOS MESMO????

COMO SE JÁ NÃO BASTASSE A INCOMPETÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UEVA (SOBRAL-CEARÁ), EM GERIR, COMO DEVERIA (DE FORMA CORRETA) SEU PROCESSO DE MATRICULA. AGORA NO CURSO DE FISICA, DA MESMA, EXISTE PROFESSOR, OU MELHOR: PROFESSORA (QUE NEM DO CURSO DE FISICA É, POIS A UNIVERSIDADE NÃO TEM PROFESSOR E TEM QUE FICAR TAPANDO BURACO DESTA FORMA, TRAZENDO DE OUTRO CANTOS), COLOCANDO ALUNOS (PARA SER MAIS EXATO APROXIMADAMENTE 50% DA SALA) PARA FORA, IMPEDIDO-OS DE FAZER AS AVALIAÇÕES, POR NÃO ESTAREM NA LISTA DE FREQUÊNCIA, LISTA ESTA GERENCIADA PELO SISTEMA DE INFORMATICA DA UVA - VULGO NTI - E SUBORDINADA AS INFORMÃÇÕES DA PROGRAD (PRO - REITORIA DE GRADUAÇÃO). ÉÉÉÉ!!!! ESSA MESMA, A QUE COMPLICA AS "COISA" MAIS QUE AJUDA....
OU SEJA. AGORA OS ALUNOS ESTÃO PAGANDO PELA IRRESPONSABILIDADE DE UMA PRO-REITORIA E A INCOMPETENCIA DE UM SISTEMA DE 5ª CATEGORIA, E NAS MÃOS DE UMA PROFESSORA INCOMPREENSÍVEL, INCAPAZ DE DELIBERAR, COM SENSATEZ - SE É QUE O TEM - SOBRE A SITUAÇÃO PELA QUAL VEM PASSANDO ESSES ALUNOS NAS MÃOS DESTA UNIVERSIDADE...

CA DE FISICA

segunda-feira, 14 de março de 2011

LEIS DE MURPHY

1. Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.
2. Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos.
3. Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual.
4. Tudo leva mais tempo do que todo o tempo que você tem disponível.
5. Se há possibilidade de várias coisas darem errado, todas darão - ou a que causar mais prejuízo.
6. Se você perceber que uma coisa pode dar errada de 4 maneiras e conseguir driblá-las, uma quinta surgirá do nada.
7. Seja qual for o resultado, haverá sempre alguém para:
a) interpretá-lo mal.
b) falsificá-lo.
c) dizer que já o tinha previsto em seu último relatório.8. Quando um trabalho é mal feito, qualquer tentativa de melhorá-lo piora.
9. Acontecimentos infelizes sempre ocorrem em série.
10. Toda vez que se menciona alguma coisa: se é bom, acaba; se é ruim, acontece.
11. Em qualquer fórmula, as constantes (especialmente as registradas nos manuais de engenharia) deverão ser consideradas variáveis.
12. As peças que exigem maior manutenção ficarão no local mais inacessível do aparelho.
13. Se você tem alguma coisa há muito tempo, pode jogar fora. Se você jogar fora alguma coisa que tem há muito tempo, vai precisar dela logo, logo.
14. Você sempre encontra aquilo que não está procurando.
15. Quando te ligam:
a) se você tem caneta, não tem papel.
b) se tem papel não tem caneta.
c) se tem ambos ninguém liga.
16. A Natureza está sempre à favor da falha.
17. Entre dois acontecimentos prováveis, sempre acontece um improvável.
18. Quase tudo é mais fácil de enfiar do que de tirar.
19. Mesmo o objeto mais inanimado tem movimento suficiente para ficar na sua frente e provocar uma canelada.
20. Qualquer esforço para se agarrar um objeto em queda provocará mais destruição do que se deixássemos o objeto cair naturalmente.
 

AS VELOCIDADES DO HOMEM NO UNIVERSO

Quando começaram a ser construídas as primeiras locomotivas a vapor (vide verbete nesta série), o inventor inglês George Stephenson (1781-1848), em 1829, conseguiu alcançar com a sua Rocket, a velocidade média de 22 km/h, arrastando uma carga; quando descarregada, atingiu a velocidade máxima de 46 km/h. Em vista disso, os médicos especialistas em visão, à época, ficaram temerosos, pois acreditavam que tal velocidade máxima pudesse deslocar a retina do viajante. A razão dessa preocupação, fundamentava-se no fato de que essa velocidade ultrapassava de muito, as velocidades a que o Homem já se acostumara. Por exemplo, em marcha cadenciada, ele atingiu a velocidade de 4 km/h, enquanto que no barco a vapor Clement, construído pelo inventor norte-americano Robert Fulton (1765-1815), em 1807, atingiu a velocidade de 7,6 km/h (vide verbete nesta série).
Na medida em que o Homem foi construindo novos meios de locomoção, verificou-se que aquele receio dos médicos do Século 19, era infundado. Depois da locomotiva a vapor, que atingiu a velocidade máxima de 46 km/h, em 1829, conforme dissemos acima, foi construído o automóvel a vapor Obéissante, pelo inventor francês Amédée Bollée (1844-1917), em 1878, que chegou a atingir uma velocidade de 50 km/h.
Depois dessas experiências com velocidades conseguidas na superfície terrestre, o Homem passou a experimentar velocidades no ar. Com efeito, os inventores franceses, os irmãos Montgolfier: Joseph Michel (1740-1810) e Jacques Étienne (1745-1799), em 05 de junho de 1783, alcançaram a velocidade de 18 km/h, com um balão. O inventor brasileiro Julio Cezar Ribeiro de Souza (1843-1887), com seu balão planador Victoria alcançou, em 08 de novembro de 1881, em Paris, a velocidade de ≈ 10 km/h. Já os inventores norte-americanos, os irmãos Wright: Orville (1871-1948) e Wilbur (1867-912), com seu biplano The Flyer alcançaram, em 17 de dezembro de 1903, a velocidade de 47 km/h. Por sua vez, o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932), em seu avião 14-Bis, movido por um motor a explosão, obteve a velocidade de 37,5 km/h, em setembro de 1904. 
[...]

1. Extraído parcialmente de: http://www.searadaciencia.ufc.br/folclore/folclore328.htm para cunho de informação acadêmica.
2. Imagem meramente inlustrativa

COMO ESTÁ A CIÊNCIA NO BRASIL - HOJE????



Falar de um começo para a prática científica no Brasil não é tarefa fácil. Dependendo do conceito de Ciência que se leva em consideração, esse marco inicial aponta para uma direção, para um contexto, um grupo de pessoas, ou para outros. Se, por exemplo, entendemos Ciência como a apropriação da Natureza pelo Homem, localizamos essa prática já entre os indígenas, capazes de transformar espécies selvagens em alimentos e medicamentos.

De lá até hoje muita coisa aconteceu, a Ciência brasileira se institucionalizou, ganhou força e destaque no cenário mundial. O convite, então, é para que você nos acompanhe em uma breve viagem ao longo da história do Brasil, com o objetivo de chegar aos dias atuais e analisar o cenário contemporâneo das pesquisas científicas, bem como os desafios que nos esperam no futuro.

Essa história começa ainda em fins do século XVIII, quando, apesar da proibição de realizar atividades manufatureiras imposta por Portugal, o Brasil viu nomes como Alexandre Rodrigues Ferreira, Vicente Seabra Telles e José Bonifácio de Andrada e Silva - que estudaram fora do País - realizar importantes trabalhos no campo das Ciências Naturais. As transformações políticas no início do século XIX, com a vinda da Família Real para o Rio de Janeiro e a passagem do Brasil para a categoria de Reino Unido ao de Portugal e Algarves, mudam o cenário. "Naquela ocasião, foram criadas escolas de Medicina em Salvador e no Rio de Janeiro, a Academia Real Militar e o Museu Real. E, ainda antes da Independência, o Brasil recebe a visita de alguns naturalistas europeus", exemplifica o pesquisador Henrique Lins, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

Após a Independência, esse intercâmbio de cientistas aumenta consideravelmente. O Brasil recebe nomes de peso, como os naturalistas Charles Darwin, Alfred Wallace, Richard Bates, Peter Lund, Von Martius e Saint Hilaire. A criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Observatório Imperial, da Comissão Geológica do Império, do Museu Paraense, do Museu Paulista, além de outras instituições que contaram com o apoio de D. Pedro II, também colabora para o desenvolvimento de uma nova mentalidade científica.

O século XX se inicia com contribuições marcantes de brasileiros no cenário mundial: Oswaldo Cruz coordena o saneamento do Rio de Janeiro; Santos Dumont, na França, resolve o problema do vôo dirigido; e Carlos Chagas elucida a doença que leva o seu nome. "E tem também o trabalho de Euclides da Cunha, de Cândido Rondon, de Sérgio Buarque de Holanda e de muitos outros que pensam a sociedade brasileira com uma abordagem científica. Na área da Sociologia, as contribuições de Gilberto Freire e de Caio Prado Junior vão construindo uma melhor compreensão do Brasil e, na Educação, Anísio Teixeira deixa a sua marca", lista o pesquisador do MAST.
[...]

(Texto parcialmente extraido do site:http://www.clickciencia.ufscar.br/portal/edicao19/materia1_detalhe.php, com cunhos informativo sobre o assunto ciencia)

terça-feira, 8 de março de 2011

ACELERADORES DE PARTICULAS

Os aceleradores de partículas foram inventados na década de 1920 como uma ferramenta para a investigação em física. Por fora, parecem grandes túneis, e podem ter vários quilómetros de extensão. Dentro deles, partículas como protões, electrões, positrões, anti-protões e diferentes tipos de iões são acelerados a velocidades próximas das da luz, utilizando-se campos electromagnéticos para esse efeito. O único requisito para acelerar partículas é o de que estas tenham carga eléctrica e vivam o tempo suficiente para poderem ainda ser úteis.

Os aceleradores de partículas são então equipamentos que fornecem energia a feixes de partículas subatómicas electricamente carregadas. Todos os aceleradores de partículas possibilitam a concentração de alta energia em pequeno volume e em posições arbitradas e controladas de forma precisa. Exemplos comuns de aceleradores de partículas existem nas televisões e geradores de raios-X, na produção de isótopos radioactivos, na radioterapia do câncro, na radiografia de alta potência para uso industrial e na polimerização de plásticos. 
O estudo das partículas elementares constituintes de núcleo atómico se iniciou de um pequeno acelerador desenvolvido em 1927 pelos físicos ingleses J. D. Cockcroft e E. T. S. Walton na Universidade de Cambridge, Inglaterra. Estes cientistas através do dispositivo conseguiram realizar primeira reação nuclear induzida artificialmente ganhando assim o Prémio Nobel de física de 1951.

Tipos de aceleradores de partículas
Aceleradores de partículas cíclicos
Ciclotão
Sincrotão
Aceleradores de partículas lineares

DISCUTINDO COM O GUARDA (FISICA NO TRANSITO)

Suponha que um educadíssimo e calmíssimo guarda de trânsito tenha parado uma jovem e decidida motorista que o tenha ultrapassado em alta velocidade. Dirigindo-se à simpática motorista, ele avisa:
- Vou multá-la por excesso de velocidade. - E, para sua total e completa infelicidade, completa: - A senhorita estava a 100 quilômetros por hora.
A jovem, que não estava nem um pouco inclinada a pagar uma multa, responde no ato:
- Impossível. Como posso ter estado a 100 quilômetros por hora, se só estou dirigindo, no máximo, há sete minutos?
O guarda (não esqueça, era educadíssimo e calmíssimo), com toda a paciência do mundo, afirma:
- Minha senhora, o que eu quis dizer é que se continuasse andando como estava, em uma hora teria percorrido 100 km...
Mas a jovem não desiste e responde:
- No momento em que o senhor fez sinal para que eu parasse, eu tinha tirado o pé do acelerador e, de fato, meu carro estava parando. Assim, se eu continuasse como estava, jamais percorreria os 100 quilômetros em uma hora, ou em qualquer intervalo de tempo! Além disso, no quarteirão seguinte há um muro que corta esta rua, impedindo o trânsito. Como então eu poderia percorrer seus 100 quilômetros?
O guarda atinge aqui o seu limite máximo de paciência e, tentando conter seus impulsos mais primitivos, diz-lhe em tom alterado:
- Olhe, o que eu quis dizer é que o velocímetro do seu carro devia marcar 100 quando eu lhe pedi para parar!
Dá-se então a crise total. A menina olha inocentemente para o guarda e afirma com muita calma:
- O velocímetro deste carro está quebrado e, de fato, não pode marcar nada em absoluto, o que significa que não poderia marcar 100 ou qualquer outra coisa.
O guarda, agora pálido, fecha os dentes e, após um profundo suspiro, fala em tom grave, mal conseguindo se conter:
- Certo! O velocímetro do seu carro está quebrado e se a senhora continuasse avançando como estava, terminaria por se chocar contra o muro no fim da rua.
Resta o fato de que, no segundo em que eu a vi, a senhora percorreu inegavelmente 28 metros... Portanto, vou multá-la por apresentar a velocidade de 28 metros por segundo nesse intervalo de tempo!...
Muito provavelmente, você ache que isso já seria suficiente para fechar a discussão, e talvez eu ache também, mas a jovem sentada à direção do veículo não tinha a mesma opinião e, com um sorriso irônico, contra-atacou o guarda, afirmando:
- Sim! Mas não há nenhuma lei que me proíba de andar 28 metros por segundo. O que existe realmente é uma lei proibindo que eu ande a 100 quilômetros por hora!...
Finalmente, o equilíbrio emocional do guarda sofre ruptura total, enquanto ele grita:
- Mas dá na mesma! Na MESMA! Na MESMA!!...
E a pobre garota, agora assustada e quase aos prantos, ainda murmura:
- Mas, seu guarda, se fosse a mesma coisa o senhor não estaria gritando comigo há 15 minutos, tentando justificar uma multa absurda...

FISICA NO TRÂNSITO

Atrito dos pneus com a estrada
Para desacelerar ou parar o carro, aplicamos os freios. Numa parada de emergência, tendemos a aplicar os freios fortemente. Para sistemas convencionais (não ABS), as rodas são trancadas e impedidas de girar. Como resultado, o carro derrapa e desacelera. A força de desaceleração é, na verdade, o atrito de escorregamento. Nesse caso, é um empurrão para trás do solo sobre os pneus. Numa estrada nivelada, essa força é igual ao produto do coeficiente de atrito dos pneus com a estrada  µ e o peso mg do carro, isto é, F = µmg, onde m é a massa do carro e g é a aceleração devido à gravidade.

Numa rodovia seca, não lubrificada, o valor de µ depende somente da natureza da superfície dos pneus e da estrada. Ele é independente do peso do veículo e das condições dos pneus (isto é, pressão, padrão da banda de rodagem e profundidade, por exemplo). O valor de µ muda muito pouco com a velocidade. Seu valor é menor para velocidades altas, mas pode ser considerado constante para velocidades dentro do intervalo de 40 a 120 kmh-1. Contudo, se a superfície da estrada estiver molhada, a situação se torna muito complicada. Nesse caso, o valor de µ dependerá significativamente das condições do pneu, da velocidade, do peso do veículo e do grau de umidade.

As superfícies das estradas podem ser de natureza e grau de rigidez distinta (asfalto, concreto e terra, por exemplo). O valor de µ varia em torno de 0.4 (para superfícies polidas) a 1 ou mesmo mais (para superfícies secas e rígidas). Numa superfície congelada, o valor de µ pode ser tão baixo quanto 0.1.

RAIOS

DEFINIÇÃO

Um raio é uma descarga elétrica que se produz pelo contato entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra. A descarga é visível a olho nu, com trajetórias sinuosas e de ramificações irregulares às vezes com muitos quilômetros de distância até o solo. Este fenômeno produz um clarão conhecido como relâmpago e também uma onda sonora chamada trovão.

Dimensões de um raio

O canal de descarga possui um diâmetro estimado de 2 a 5 cm e é capaz de aquecer o ar até 30.000 °C em alguns milisegundos[1]. Apenas 1% da energia do raio é convertida em ruído (trovão) sendo o resto libertado sob a forma de luz. O raio é uma manifestação de plasma, no qual sua condutividade permite o escoamento da eletricidade entre os centros de carga.
Um raio completamente formado pode conduzir correntes em torno de 10 a 80 kA, mas existem registros em torno de 250 kA[2], sendo que um raio trabalha com uma tensão elétrica da ordem de 10 MV. A forma da corrente é unidirecional, sendo de polaridade negativa na maioria das ocorrências. A corrente de um impulso atinge seu máximo em 5μs, em média, tendo uma duração total do impulso em torno de 100μs. A duração total da descarga varia entre 0.1 a 1000 ms. Uma descarga pode liberar entre 1 a 40 C de carga elétrica e podendo dissipar uma potência elétrica de até 100 MW.

PODER DAS PONTAS

Um fenômeno também interessante, relacionado com o conceito de rigidez dielétrica denomina-se  poder das pontas.
Este fenômeno ocorre porque, em um condutor eletrizado a carga tende a se acumular nas regiões pontiagudas. Em virtude disso, o campo elétrico próximo às pontas do condutor é muito mais intenso que nas proximidades das regiões mais planas. É devido a esse
fenômeno que nos dias de chuvas intensas não se recomenda se abrigar sob árvores ou em lugares mais altos.

quarta-feira, 2 de março de 2011

PRATICA DE ENSINO III x ALGEBRA LINEAR

ATENÇÃO ACADÊMICOS DE FÍSICA DA UVA 
Aos alunos que estão cursando as disciplinas do 6º período do curso de Física segue a informação de que duas das disciplinas desse período estão dando choque de horário, são elas:
Álgebra Linear e Prática de Ensino III
,e que, portanto os alunos conseguiram incluir Álgebra Linear na matrícula e não conseguiram incluir Pratica III. Esses alunos teriam que optar por uma delas. Como Álgebra não é um pré-requisito, de nenhuma disciplina, no período seguinte e não possui professor neste momento, a maioria dos alunos matriculados decidiu cursar Prática de Ensino III.
Informamos que as aulas de Prática III já se iniciaram e estão sendo ministradas no NDC, salas 07 as sextas-feiras. A coordenação de Física esta procurando resolver o problema com a matrícula nessa disciplina, e para que isso se resolva o mais rápido possível os alunos devem preencher NOME e Número de MATRÍCULA em uma lista que será entregue ao coordenador profº Everasmo. Para a lista procurar Erivaldo.
Pessoal que se encontram nesta situação, devem ser rápidos, pois a disciplina já iniciou, e existe um tempo limite para regularização deste...
Grato
Erivaldo Silva
Secretaria Geral CAFISUVA

COLOCANDO EM PRATOS LIMPOS

Nobres colegas da física e demais corpo discente da UEVA!!!

Minha "bola de cristal" eletromagnetizada, diz que essa palavra PRORROGADA vai se repetir por mais vezes e mais vezes, por parte da SECITECE. Espero que ela esteja errada - é a bola de cristal! - caso contrário estará comprovada e escancarada a FALTA DE RESPEITO do governo do Estado e de seus "seguidores", para com os alunos desta instituição, que doravante estar sobre a tutela do poder público, ou seja deles. Logo, cabem a eles resolverem (ou quererem) o problema aqui existente.
Então, nesse momento me veio um questionamento: "Que tipo de governo é esse, que não "estima" pela qualidade da educação do jovens de seu Estado? Somos acadêmicos, estamos a um passo de sermos profissionais. Profissionais capacitados - é isso que queremos nos tornar - capazes de pensar sozinhos, desenvolver projetos que auxiliem de algum modo, nossas comunidades e as pessoas que nela habitam (o povo). Mas parece que o governo do Estado e seus (...) não estão nem aí, querem formar mesmo profissionais medíocres, capazes apenas de seguir suas vozes da maneira que lhes convierem...É isso????"

"Não pensem voçês, que o fato de terem sido efetivado 21 professores, vai paralisar a luta por melhoria e qualidade do ensino nesta instituição. Pelo contrário só está começando!"

21 PROFESSORES EFETIVOS (UVA) SÃO EMPOSSADOS

Notícias - Professores efetivos nomeados pelo Governador Cid Gomes são empossados na UVA

Os professores efetivos admitidos no último Concurso Público realizado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú foram empossados nesta terça-feira, dia 1º de março, em solenidade presidida  pelo Reitor da UVA, professor Antonio Colaço Martins, no campus da Betânia.

Os novos professores, nomeados pelo Governador Cid Gomes, no dia 25 de fevereiro passado, tiveram suas nomeações publicadas no Diário Oficial do Estado do Ceará, no dia 28 de fevereiro. Os professores estão lotados nos cursos de Administração, Biologia, Ciências Sociais, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática e Zootecnia.
Para o reitor Antonio Colaço Martins, a chegada dos novos professores é de grande importância para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa. “Pela nossa missão e visão de futuro, o primeiro dos três pilares da Universidade é, sem dúvida nenhuma, o ensino. O nosso compromisso com os ecossistemas do semiárido tem que estar presente no ensino e na pesquisa. A Universidade está em crescimento e as nossas limitações ainda são grandes, por isso é exigido um compromisso ainda maior dos professores. Espero que a nova geração de professores seja realmente consciente do dever que tem para com a Universidade”, disse o reitor.

Dos 21 professores admitidos no Concurso Público, apenas 16 puderam estar presentes ao Ato de Posse e serão empossados em outra data. Estiveram presentes, ainda, ao Ato de Posse a Pró-reitora de Ensino de Graduação da UVA, professora Ludmila Apoliano, a Diretora do Departamento de Recursos Humanos da UVA, Noeme Lopes Solon, além de Pró-reitores, Diretores de Centros e Coordenadores de Curso.

AUDIÊNCIA NA SECITECE PRORROGADA

A AUDIÊNCIA DE REPRESENTANTES DOS ESTUDANTES, E SINDICATO DE PROFESSORES DA UVA, COM O SECRETÁRIO DE TECNOLOGIA DO CEARÁ, QUE ACONTECERIA ESSA SEMANA, FOI PRORROGADA PARA 11 DE MARÇO.

"[...] Foi remarcada para 11 de março, sexta-feira às 11h (manhã). A justificativa é que não aconteceu a reunião com os reitores hoje, terça-feira nem eles podem amanhã de manhã! - Fonte: http://dce-uva.blogspot.com/"