"Um critério seguro para medir o grau de liberdade existente numa sociedade reside no exercício da livre escolha dos cidadãos, no espaço que lhes é oferecido. Trata-se de coisas aparentemente tão anódinas como a liberdade de ir-e-vir, a liberdade de escolha de uma religião, a liberdade de uso do corpo de cada um,..."
FONTE: http://www.avozdocidadao.com.br/agenda_livre_escolha.asp

quinta-feira, 28 de abril de 2011

WORKSHOP DEBATE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NA UVA

 Evento contou com a participação de representantes da SECITECE e FUNCAP.
Durante os dias 26 e 27 de abril de 2011, a Pesquisa e a Pós-Graduação na UVA foram debatidas no III Workshop do Programa Institucional de Desenvolvimento Científico, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). O evento teve início na noite de terça-feira, 26, com uma mesa-redonda, no campus da Betânia, sobre as perspectivas da Pesquisa e da Pós-graduação no Ceará. Os debatedores convidados foram o Secretário Adjunto da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Almir Bittencourt, e o Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Tarcísio Pequeno.

Tarcísio Pequeno falou sobre as ações da FUNCAP, apresentou dados referentes à evolução da produção científica e da pós-graduação no Estado. “Hoje vejo claramente que o passo que temos que dar para o Estado do Ceará ocupar uma posição mais importante na Ciência e Tecnologia é aumentarmos o número de pesquisadores doutores. Temos que buscar políticas para acelerar esse passo, ainda mais do que já fizemos. A comunidade científica do Estado do Ceará não fez pouco, mas precisa acelerar ainda mais, e considero essa a nossa principal prioridade”, afirmou.

A apresentação da versão preliminar do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento sustentável do Ceará 2011 – 2020, que deverá ser submetido à apreciação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, foi feita por Almir Bittencourt. Segundo o Secretário Adjunto, o Plano é um conjunto de ações que contemplam as opções estratégicas oriundas da sociedade, e que deverão orientar a formulação de programas, projetos e ações, quando da elaboração do Planejamento Plurianual Participativo (PPA), do Governo Estadual, na área de Ciência e Tecnologia. O Plano de Ação “tem por objetivo estabelecer um novo marco na atuação dos órgãos em segmento de importância determinante para o futuro do Ceará desenvolvido”, explicou o secretário.

Bittencourt apresentou avanços no Estado, como a criação do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, o estabelecimento da Lei de Inovação do Estado do Ceará e a regulamentação do Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará (FIT).

A abertura do Workshop também contou com as presenças da Vice-reitora da UVA, Palmira Soares de Mesquita, que representou o reitor Antonio Colaço Martins, impossibilitado de estar presente ao evento, com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Israel Brandão, com a participação de pesquisadores da UVA e de convidados.
[...]


quinta-feira, 14 de abril de 2011

PROGRAMA BOLSA UNIVERSIDADE



CARTEIRA DE ESTUDANTE

FORMULÁRIOS PARA CARTEIRAS DE ESTUDANTE, JÁ DISPONÍVEL NO C.A. DE FISICA DA UEVA (CAFISUVA).
 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Nº da identidade;
Nº do CPF;
1 Foto 3x4;
Comprovante ou Declaração de matricula;
Valor: R$15,00

Maiores informações:

Altenor: (88)9245.0302
Nelcione: (88)9402.6535

Importante: PRAZO PARA SOLICITAÇÃO ATÉ 24/04/2011