"Um critério seguro para medir o grau de liberdade existente numa sociedade reside no exercício da livre escolha dos cidadãos, no espaço que lhes é oferecido. Trata-se de coisas aparentemente tão anódinas como a liberdade de ir-e-vir, a liberdade de escolha de uma religião, a liberdade de uso do corpo de cada um,..."
FONTE: http://www.avozdocidadao.com.br/agenda_livre_escolha.asp

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

CURSO DE FISICA DA UVA - CONCEPÇÃO

Nos últimos anos, com a abertura da economia brasileira ao capital externo e o aumento da competitividade entre as empresas, as ofertas de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais qualificados; com maior nível de educação formal e capacidade de adaptação às rápidas mudanças tecnológicas e de gestão empresarial. Isto provocou um aumento na procura de vagas, tanto no ensino médio, como no ensino universitário.

Para suprir essa nova demanda de alunos no ensino médio, novas vagas têm sido abertas tanto nas escolas privadas como nas públicas e isto tem exigido a contratação de novos professores. Entretanto, é do conhecimento geral, que as escolas têm se ressentido da falta de professores com boa formação em Ciências Básicas (Física, Química, Matemática e Biologia). A maioria deles ainda é estudante universitário ou um profissional de outras áreas, tais como engenharia ou medicina; não portando ainda diploma de licenciatura. No entanto, esses docentes podem obter o registro para lecionar. Em muitas das escolas, principalmente nas que ficam distantes de grandes centros populacionais, o professor não possui formação alguma. Uma vez ocupado o seu lugar no mercado de trabalho, este “professor” fica praticamente impossibilitado de concluir um curso universitário por incompatibilidade de horário. Essas situações tornam o ensino das ciências, e em particular o de Física no nível médio, uma atividade muito mal executada, sem conceituação adequada, resultando num desinteresse dos alunos pela matéria. O curso de Física da UVA está instalado num prédio com uma sala para a coordenação, cinco salas para professores, dois laboratórios de ensino, dois laboratórios de ensino/pesquisa; conta com nove professores e uma biblioteca setorial.

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