"Um critério seguro para medir o grau de liberdade existente numa sociedade reside no exercício da livre escolha dos cidadãos, no espaço que lhes é oferecido. Trata-se de coisas aparentemente tão anódinas como a liberdade de ir-e-vir, a liberdade de escolha de uma religião, a liberdade de uso do corpo de cada um,..."
FONTE: http://www.avozdocidadao.com.br/agenda_livre_escolha.asp

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

HISTORIA DA FISICA NO BRASIL

A  história  da  física  no  Brasil  é  recente;  antes  de  1934  não  houve  praticamente pesquisa  neste  campo,  limitando-se  alguns  poucos  professores  a  acompanhar  os avanços  havidos  na  Europa.  Por  exemplo,  o  primeiro  professor  de  física  da  escola Politécnica  em São Paulo,  Francisco  F. Ramos,  tirava  radiografias  em  1896,  apenas  1 ano após   a descoberta de Roentgen. Outro professor desta escola, Teodoro A. Ramos roferiu ema série de conferências sobre a Mecânica Quântica em 1931. Não havia ainda niversidades  no  país,  limitando-se  os  estudos  as  escolas profissionais de  direito, edicina  e  engenharia.  Como  conseqüência   da  revolução  de 1930, as primeiras universidades  foram  fundadas  em  São  Paulo  (1934)  e  no  Rio   de Janeiro  (1935), baseadas  em  faculdades  de  Filosofia  ,  Ciências  e  Letras dedicadas explicitamente à pesquisa,a além do ensino. Entretanto só muito lentamente o espírito de pesquisa começou a permeiar as Universidades, ate que hoje mantem características de escolas profissionais.

Em  São  Paulo  os  núcleos  de  pesquisa  foram  formados  por  eminentes  professores europeus.  O  Departamento  de  Física  da  nova  faculdade  foi  fundado  pelo  professor italiano Gleb Wataghin que logo criou em torno de si um grupo ativo de jovens entusiastas estudando as propriedades dos  raios cósmicos,  tanto experimentalmente como do ponto de vista teórico. * Já em 1941 realizou-se um simpósio internacional de raios cósmicos no Rio, em  que  o  grupo  paulista  apresentou  trabalhos  de  bom  nível.  Depois  da  guerra mundial de 1939-45 muitos  jovens discípulos de Wataghin estagiaram na Europa ou nos Estados  Unidos,  onde  participaram  de  trabalhos  de  vanguarda,  salientando-se  a descoberto do meson pi  (Lattes, Ochialini e Powell, 1947) e sua subseqüente produção artificial  (Lattes  e  Gardner,  1948).  Voltando  ao  Brasil,  estabeleceram  grupos  próprios.

Assim C.M. G Lattes, J. Tiomno e J. Leite Lopes e outros  fundam o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas no Rio  (1951) que  foi o mais  importante centro de  física de partículas teórica e experimental até 1963.

Também  no  Rio,  Bernard  Gross  dá  início  aos  estudos  de  física  dos  materiais  do Instituto Nacional de Tecnologia, continuados por J. Costa Ribeiro na Faculdade Nacional de Filosofia (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Na  Universidade  de  São  Paulo,  M.D.  S  Santos  dirige  a  instalação   do  primeiro acelerador  nuclear,  um  Betatron,  em  1948;  alguns  anos  depois  ºSala  e  colaboradores constroem  um  acelerador  eletrostático.  X.  Schenberg  realiza  pesquisa  em  teoria  dos campos e propicia, quando chefe do Departamento, a instalação do laboratório de estado sólido. Fundam-se novas instituições: P.A Pompéia instala o Departamento de Física  do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em S. José dos Campos; P.L Ferreira estabelece o Instituto de Física teórica;  ª  de Moraes torna-se diretor  do Observatório Astronômico de São Paulo, etc.

A  partir  de  1956  são  fundadas muitas  outras  instituições  de  pesquisa  em  física  em todo o país, como mostra a tabela 1. Cresce o número de físicos e em 1966 é fundada a Sociedade Brasileira de Física, com sede em São Paulo (no IFUSP; CX. Postal 20553, S. Paulo), que atualmente tem 1200 sócios e publica a Revista Brasileira de Física, contendo trabalhos  originais  realizados  principalmente  no  país. No momento  a SBF  de Física  no Brasil.

A  necessidade  de  físicos  para  os  próximos  anos,  em  havendo  desenvolvimento econômico e educacional  rápido, é estimada em  vários milhares. O ensino de  física no nível médio  e  superior  ainda  é ministrado  em  grande  parte  por  profissionais  de  outros campos,  como  engenheiros  e  médicos.  Somente  neste  setor  há  necessidade  de professores universitários às centenas  e professores secundários aos milhares, sem falar de institutos de pesquisas e indústrias.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UEVA

1968 - Por iniciativa do Cônego Francisco Sadoc de Araújo e, através da Lei Municipal Nº 214 de 23/10/1968, sancionada pelo Prefeito de Sobral, Jerônimo de Medeiros Prado, é criada a Universidade Vale do Acaraú.

1984 - O Poder Executivo Estadual através da Lei Nº 10.933 de 10/10/1984 cria sob a forma de Autarquia, a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, vinculada a Secretaria de Educação, dotada de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa, financeira, patrimonial, didática e disciplinar, com sede no Município de Sobral e jurisdição em todo o Estado do Ceará. Com a criação da Autarquia são encampadas as Faculdades de Ciências Contábeis, Enfermagem e Obstetrícia, Educação e de Tecnologia, que compunham a antiga Fundação Universidade Vale do Acaraú, e a Faculdade de Filosofia Dom José, pertencente à Diocese de Sobral.

1993 - A Universidade Estadual Vale do Acaraú é transformada em Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú, vinculada à então Secretaria da Ciência e Tecnologia, através da Lei Nº 12.077-A de 01/03/1993, publicada no Diário Oficial do Estado - DOE de 22/04/1993. A Lei nº. 13.714 de 20/12/2005 alterou a denominação da Secretaria da Ciência e Tecnologia para Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE).

1994 - A UVA é reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará através do Parecer nº. 318/94 de 08/03/1994, homologado pelo Governador Ciro Ferreira Gomes e sancionado pela Portaria Ministerial nº. 821 de 31/05/1994 do Ministério da Educação e do Desporto, publicada no Diário Oficial da União de 01/06/1994.

A CIDADE DE SOBRAL

Situada na Região Noroeste do Ceará, a 235 quilômetros de Fortaleza, entre as águas do Rio Acaraú e a Serra da Meruoca, Sobral limita-se ao norte com os municípios de Massapê, Santana do Acaraú e Meruoca, ao sul com Santa Quitéria, Groaíras e Cariré, a leste com Itapipoca, Irauçuba e Canindé, e a oeste com os municípios de Coreaú, Mucambo e Alcântara. Sobral é ligada a Fortaleza através da BR-222, que liga, ainda, o Ceará ao Piauí, ao Maranhão e ao Pará. O Terminal Rodoviário encontra-se em processo de reforma estruturais e modernização. Hoje, atende ao público com transporte intermunicipal e interestadual contado com ônibus saindo e chegando em intervalos de 15 minutos. O aeroporto da cidade, é um dos três mais importantes do Ceará e já mantém linhas regulares de aviões de porte médio.

Sobral vem experimentando um forte processo de modernização em sua estrutura econômica. Há 50 anos, a cidade era o mais importante pólo comercial do norte do Estado. Na segunda metade do século XIX o desenvolvimento de Sobral chegou a superar o de Fortaleza. O progresso da cidade se firmou a partir da instalação de indústrias e de um vigoroso sistema educacional e de prestação de serviços de saúde.
Nascido em 1841, o Município ocupa uma área de 2.129 quilômetros quadrados, tem uma população, estimada pelo IBGE para o ano de 2000, de 155.276 habitantes e está a uma altitude de 70 metros. O clima é quente e seco, com uma temperatura média de 30 graus centígrados.
O Sistema de Comunicação de Sobral é um dos melhores do Ceará. O Município está ligado ao mundo com excelente capacidade instalada nas áreas de telefonia pública e privada, incluindo a celular atendido pelas operadoras Claro, Oi e Tim, que oferecem uma cobertura de mais de 90% do município. A cidade já possui 04 (quatro) provedoras de acesso à rede mundial de computadores - (INTERNET) via linha discada, sendo um deles o Primeiro Provedor Municipal Gratuito do Brasil - Sobral Internet Grátis, cinco emissoras de rádio AM e uma emissora de rádio FM. Possui também cinco repetidores de TV, e é atendida por três emissoras de TV por assinatura.

CURSO DE FISICA DA UVA - CONCEPÇÃO

Nos últimos anos, com a abertura da economia brasileira ao capital externo e o aumento da competitividade entre as empresas, as ofertas de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais qualificados; com maior nível de educação formal e capacidade de adaptação às rápidas mudanças tecnológicas e de gestão empresarial. Isto provocou um aumento na procura de vagas, tanto no ensino médio, como no ensino universitário.

Para suprir essa nova demanda de alunos no ensino médio, novas vagas têm sido abertas tanto nas escolas privadas como nas públicas e isto tem exigido a contratação de novos professores. Entretanto, é do conhecimento geral, que as escolas têm se ressentido da falta de professores com boa formação em Ciências Básicas (Física, Química, Matemática e Biologia). A maioria deles ainda é estudante universitário ou um profissional de outras áreas, tais como engenharia ou medicina; não portando ainda diploma de licenciatura. No entanto, esses docentes podem obter o registro para lecionar. Em muitas das escolas, principalmente nas que ficam distantes de grandes centros populacionais, o professor não possui formação alguma. Uma vez ocupado o seu lugar no mercado de trabalho, este “professor” fica praticamente impossibilitado de concluir um curso universitário por incompatibilidade de horário. Essas situações tornam o ensino das ciências, e em particular o de Física no nível médio, uma atividade muito mal executada, sem conceituação adequada, resultando num desinteresse dos alunos pela matéria. O curso de Física da UVA está instalado num prédio com uma sala para a coordenação, cinco salas para professores, dois laboratórios de ensino, dois laboratórios de ensino/pesquisa; conta com nove professores e uma biblioteca setorial.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ELEITO NOVO C.A. DE FISICA DA UVA

FOI ELEITA NO DIA 13 DE DEZEMBRO DE 2010, NO CAMPUS DA CIDAO, A NOVA CHAPA DO C.A. (Centro Acadêmico) DE FISICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU - UVA. A MESMA TRAZ CONSIGO A PROPOSTA DE REVITALIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DAQUELE CURSO, QUE A MUITO ESTÁ ADORMECIDO.
A NOVA CHAPA, FORMA DE FORMA COESA, ESPERA ATINGIR AO PROPOSITO A QUE SE PROPOS QUANDO SE COLOCOU A DISPOSIÇÃO DO CORPO DISCENTE PARA REPRESENTA-LOS.