Quando começaram a ser construídas as primeiras locomotivas a vapor (vide verbete nesta série), o inventor inglês George Stephenson (1781-1848), em 1829, conseguiu alcançar com a sua Rocket, a velocidade média de 22 km/h , arrastando uma carga; quando descarregada, atingiu a velocidade máxima de 46 km/h . Em vista disso, os médicos especialistas em visão, à época, ficaram temerosos, pois acreditavam que tal velocidade máxima pudesse deslocar a retina do viajante. A razão dessa preocupação, fundamentava-se no fato de que essa velocidade ultrapassava de muito, as velocidades a que o Homem já se acostumara. Por exemplo, em marcha cadenciada, ele atingiu a velocidade de 4 km/h , enquanto que no barco a vapor Clement, construído pelo inventor norte-americano Robert Fulton (1765-1815), em 1807, atingiu a velocidade de 7,6 km/h (vide verbete nesta série).
Na medida em que o Homem foi construindo novos meios de locomoção, verificou-se que aquele receio dos médicos do Século 19, era infundado. Depois da locomotiva a vapor, que atingiu a velocidade máxima de 46 km/h , em 1829, conforme dissemos acima, foi construído o automóvel a vapor Obéissante, pelo inventor francês Amédée Bollée (1844-1917), em 1878, que chegou a atingir uma velocidade de 50 km/h .
Depois dessas experiências com velocidades conseguidas na superfície terrestre, o Homem passou a experimentar velocidades no ar. Com efeito, os inventores franceses, os irmãos Montgolfier: Joseph Michel (1740-1810) e Jacques Étienne (1745-1799), em 05 de junho de 1783, alcançaram a velocidade de 18 km/h , com um balão. O inventor brasileiro Julio Cezar Ribeiro de Souza (1843-1887), com seu balão planador Victoria alcançou, em 08 de novembro de 1881, em Paris, a velocidade de ≈ 10 km/h . Já os inventores norte-americanos, os irmãos Wright: Orville (1871-1948) e Wilbur (1867-912), com seu biplano The Flyer alcançaram, em 17 de dezembro de 1903, a velocidade de 47 km/h . Por sua vez, o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932), em seu avião 14-Bis, movido por um motor a explosão, obteve a velocidade de 37,5 km/h , em setembro de 1904.
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1. Extraído parcialmente de: http://www.searadaciencia.ufc.br/folclore/folclore328.htm para cunho de informação acadêmica.
2. Imagem meramente inlustrativa
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